Via Fitness

Corporativo

A idéia

A idéia surgiu nos Estados Unidos. As empresas descobriram que não era pouco o dinheiro que perdiam com as faltas no trabalho e os gastos com doenças. Grande parte da conta, cerca de 30% são gastos pelas empresas, então começaram a investir em programas de prevenção.

A prática

Colocaram então os funcionários para “malhar”. Entre tantos outros benefícios, os exercícios fortalecem o sistema imunológico, diminuem a ansiedade e melhoram o humor. Já são 4300 empresas equipadas com o que batizaram de “fitness corporativo” para seus funcionários. É a malhação capitalista, baseada na constatação de que funcionário saudável trabalha melhor e falta menos. Em números, isso significa que, para cada dólar investido em atividade física, se economizam 3,2 dólares em custos médicos.

Experiência em grandes empresas

O grande chamariz dos programas de ginástica está em oferecer aos funcionários a possibilidade de freqüentar a academia a qualquer hora do dia, sem desembolsar nem um tostão ou a preços simbólicos. De tempos em tempos são submetidos a Avaliações Físicas para saber a quantas anda o objetivo de seus programas. Na Coca-cola, as aferições são trimestrais, no SBT – recém inaugurada sua academia – são semestrais a obrigatoriedade.

Constatação dos resultados das atividades físicas

Chegamos ao ano 2006, marcado por grande avanço tecnológico, mudanças cada vez mais rápidas, informatização e com a exigência de profissionais preparados tanto física quanto intelectualmente.

Essa sociedade cada vez mais mecanizada e informatizada e de hábitos inadequados de vida, onde o homem, ao longo dos tempos, reduz suas experiências e quantidade de movimentos, o leva a uma perda de desempenho e o torna mais susceptível a doenças. A retomada da atividade física “esquecida” pelo homem no decorrer de sua evolução histórica pode trazer como resultados maior motivação, maior disposição e menos falta ao trabalho, integração social, além de melhorar sua qualidade de vida.

Quem lucra?

A empresa:

  • Aumenta a produtividade
  • Diminui o absenteísmo
  • Diminui o número de acidentes
  • Diminui o turn over
  • Reduz as despesas médicas

O funcionário:

  • Alivia o stress
  • Melhora a postura
  • Desperta o interesse pela prática de hábitos saudáveis
  • Estimula o interesse pela prática de atividade física
  • Melhora o relacionamento entre as pessoas
  • Diminui o risco de acidentes e alivia dores musculares

E assim, terá maior disposição e estará mais motivado para o trabalho, movido pela melhora do seu bem estar geral

Suas divisões

O programa será definido em conjunto, respeitando as necessidades, condições e objetivos de sua empresa e o know how da empresa contratada. Parte de uma avaliação diagnóstica e chega a um programa de atividades físicas adequado à sua realidade.

A atividade física em empresas vem sendo oferecida de forma recreativa, competitiva, com atividades de lazer ou como parte de um programa de qualidade de vida, podendo ser dividida num Programa Global, da seguinte forma:

Ginástica LABORAL

É a prática de exercícios físicos específicos de relaxamento e alongamento muscular realizada antes, durante e após o trabalho.

Tem duração média de 10 minutos e é realizada no próprio local e com a mesma roupa de trabalho. Deve-se acompanhar os funcionários no local de trabalho para dar orientações que beneficiem sua postura e a forma correta de realizar determinados esforços e tarefas físicas.

Condicionamento Físico

Realizado antes ou após a jornada de trabalho com o objetivo de promover mudança no estilo de vida, reduzir os fatores de risco à saúde e desenvolver a capacidade física geral das pessoas. São trabalhadas principalmente a resistência aeróbica, resistência muscular localizada, forca e flexibilidade em aulas de 1 hora a 1 hora e meia.

Ginástica para Executivos

Aulas de condicionamento físico para pequenos grupos, com duração média de 1 hora a 1 hora e meia, 3 vezes por semana, de forma personalizada.

Avaliação Física

De EXTREMA IMPORTÂNCIA, paralela à realização de exame médico, a avaliação tem como objetivo checar a condição física atual e comparar os resultados entre as avaliações seguintes, bem como verificar a evolução do funcionário em todos os aspectos envolvidos numa avaliação e orientação física que são:

  • anamnese clínica e física
  • antropometria (medições de gordura e massa muscular) – ergometria: verificação de pressão arterial em repouso e esforço
  • testes físicos de resistência muscular (abdominal e flexão de braços)
  • testes de flexibilidade
  • avaliação postural

Fitness Room

A tendência é valorizar o funcionário e as relações humanas, além dos programas de ginástica laboral, as empresas estão instalando em seu espaço físico, verdadeiras academias com o objetivo de melhorar o condicionamento físico das pessoas, ao mesmo tempo em que otimiza o tempo desse funcionário e oferece condições para que ele tenha uma vida mais saudável

Eventos Esportivos e Lazer

A realização destes eventos aproxima as pessoas, melhorando as relações humanas e a integração entre os diversos setores da empresa.
Através de atividades de lazer ou da realização de torneios esportivos internos, as pessoas passam a se conhecer melhor, a respeitar as regras do JOGO e conseqüentemente seus companheiros.

Treinamentos Esportivos

Mais e mais empresas oferecem a seus funcionários, apos o expediente de trabalho, aulas de aprendizado ou treinamento em esportes como futebol, vôlei, tênis e etc, que proporcionam um convívio mais saudável. Além disso, a pratica regular de uma atividade física irá refletir no dia a dia, melhorando a a sua disposição para o trabalho.